Alimentação saudável na gestação  

Dicas para uma alimentação saudável

 

Mitos e Verdades sobre nutrição das mulheres que querem engravidar

 

Alguns hábitos e consumos de alimentos precisam de atenção da mulher que pretende engravidar. A alimentação adequada também na fase pré-gestacional exerce um papel importante. As nutricionistas Dra Maira Pinho Pompeu e Dra Daiane Paulino esclarecem alguns mitos e dizem o que são verdades para ajudar as mulheres antes da gravidez.

 

Confira:

 

Mulheres que querem engravidar não podem consumir canela ou cúrcuma

Mito - O uso destes ingredientes como tempero, por exemplo canela na banana ou cúrcuma no frango, não prejudica a fertilidade da mulher. Porém, não devem ser suplementados na fórmula de cápsulas ou consumidos como chás e shots.

 

O consumo de álcool deve ser descontinuado antes da gravidez

Verdade- O álcool é prejudicial para a maturação dos ovócitos femininos e também para a produção espermática no homem, por isso, deve ser descontinuado quando o casal decide engravidar.

 

Consumir chás naturais ajudam a engravidar

Mito - Os chás, por mais comum e naturais que sejam, apresentam compostos fitoterápicos que vão agir de formas diferentes no nosso organismo, podendo inclusive diminuir a fertilidade do casal. Por isso, é preciso orientações sobre chás permitidos no ciclo gravídico-puerperal.

 

O café deve ser evitado pelas mulheres que estão tentando engravidar

Verdade - Assim como o álcool, o consumo excessivo de cafeína pode reduzir as chances do casal engravidar. Por isso, deve ser descontinuado ou ter seu consumo reduzido quando o casal decide engravidar. A cafeína está presente nas bebidas que contêm café, em refrigerantes de cola, chás mate, verde e preto, além de energéticos. Quanto ao café, esse pode ser consumido sem preocupação se for descafeinado.

Escolha um horário e marque sua consulta.
Marcar consulta